POLÍTICAS ESG

ESG, do inglês, Environmental, Social and Governance

Trata-se de uma sigla que diz respeito à integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa, por parte das empresas.

Na prática, é uma forma de mostrar responsabilidade e comprometimento no que diz respeito ao índice Ambiental, Social e Governança, agendas que tem sido cada vez mais relevantes na sociedade, nas empresas, associações, poder público, transformando visões e negócios, influenciando as tomadas de decisões de todos.

Os três pilares desse movimento são:

  • Environmental (Meio Ambiente);
  • Social;
  • Governance (Governança)

O Ambiental, Social e Governança servirá como um balizador para atestar que a Master possuirá a compreensão da influência que ela exerce, do impacto positivo ou negativo e do valor compartilhado que ela pode gerar por meio de suas ações perante todo o seu ecossistema de relacionamento.

Veja o que buscamos em nossa rotina diária:

Ambiental

ENVIRONMENTAL

O critério “E” (Environmental ou Ambiental) deve ser compreendido não apenas como os cuidados em atender às normas de proteção ambiental, mas principalmente para diminuir interferências no meio ambiente ou reparar danos provocados pela atividade produtiva.
Entre os exemplos estão uso de recursos hídricos, gestão e destinação de resíduos, resposta a emergências ambientais, controle de emissões de gases de efeito estufa, assim como de efluentes líquidos e gasosos, temas sensíveis que a Master lida rotineiramente.
Abordar essas questões exige comprometimento da alta gestão e envolvimento de todos, do morador, seus visitantes aos prestadores de serviço.

É possível identificar processos que podem ser otimizados, materiais e recursos passíveis de reuso, além de iniciativas de recuperação e preservação da biodiversidade no entorno. Esse é o foco da Master em sua jornada.

Confira alguns dos nossos projetos e trabalhos:

Gestão de Resíduos

Recursos Hídricos

Natureza

SOCIAL

O pilar Social – o S da sigla ESG – diz respeito ao impacto das decisões e atividades de uma organização sobre a sociedade e o meio ambiente. O principal foco das ações sociais são as pessoas e seus grupos de representação: colaboradores, comunidades próximas à associação, governos e até mesmo o público da cidade de Campinas.

Desenvolver políticas e iniciativas sociais relevantes é um desafio que depende de uma atenção focada nas demandas dos públicos para conciliar a atuação da empresa com práticas que respeitem os direitos humanos e a dignidade das pessoas. A Master está dando importantes passos como observar todas as normas e leis de segurança sociais e trabalhistas na própria associação e na cadeia produtiva.

Seguimos diretrizes apontadas em importantes manuais e cartilhas produzidas dentro desse importante pilar:

Governance

GOVERNANÇA

A governança representa uma oportunidade de evolução na gestão e na Associação Master não é diferente. Todos os caminhos devem apontar para uma visão única, onde todos participam no formato associativo uma vez que a estrutura não é de uma empresa.
E toda a travessia, realizada de maneira contínua, incluem valores muito especiais, como transparência e confiança.

A governança é a chave-mestra para o sucesso, para o reconhecimento e para a longevidade. Indica também uma cultura de boas práticas de gestão que faz a diferença e contribui para bons resultados. Afinal, todos nós dedicamos o nosso tempo para gerir a Master e estaremos sempre de olho nisso: nas condutas, decisões e relações junto às instituições que compõem nossos objetos de interesse.

Leia na revista Swiss Park, algumas dessas ações:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

ODS

A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

Nós da Master estamos alinhando todas as práticas da associação com as ODS, confira quais são: