POLÍTICAS ESG

ESG, do inglês, Environmental, Social and Governance

Trata-se de uma sigla que diz respeito à integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa, por parte das empresas.

Na prática, é uma forma de mostrar responsabilidade e comprometimento no que diz respeito ao índice Ambiental, Social e Governança, agendas que tem sido cada vez mais relevantes na sociedade, nas empresas, associações, poder público, transformando visões e negócios, influenciando as tomadas de decisões de todos.

Os três pilares desse movimento são:

  • Environmental (Meio Ambiente);
  • Social;
  • Governance (Governança)

O Ambiental, Social e Governança servirá como um balizador para atestar que a Master possuirá a compreensão da influência que ela exerce, do impacto positivo ou negativo e do valor compartilhado que ela pode gerar por meio de suas ações perante todo o seu ecossistema de relacionamento.

Veja o que buscamos em nossa rotina diária:

Ambiental

ENVIRONMENTAL

O critério “E” (Environmental ou Ambiental) deve ser compreendido não apenas como os cuidados em atender às normas de proteção ambiental, mas principalmente para diminuir interferências no meio ambiente ou reparar danos provocados pela atividade produtiva.
Entre os exemplos estão uso de recursos hídricos, gestão e destinação de resíduos, resposta a emergências ambientais, controle de emissões de gases de efeito estufa, assim como de efluentes líquidos e gasosos, temas sensíveis que a Master lida rotineiramente.
Abordar essas questões exige comprometimento da alta gestão e envolvimento de todos, do morador, seus visitantes aos prestadores de serviço.

É possível identificar processos que podem ser otimizados, materiais e recursos passíveis de reuso, além de iniciativas de recuperação e preservação da biodiversidade no entorno. Esse é o foco da Master em sua jornada.

Confira alguns dos nossos projetos e trabalhos:

Gestão de Resíduos

Recursos Hídricos

Natureza

SOCIAL

O pilar Social – o S da sigla ESG – diz respeito ao impacto das decisões e atividades de uma organização sobre a sociedade e o meio ambiente. O principal foco das ações sociais são as pessoas e seus grupos de representação: colaboradores, comunidades próximas à associação, governos e até mesmo o público da cidade de Campinas.

Desenvolver políticas e iniciativas sociais relevantes é um desafio que depende de uma atenção focada nas demandas dos públicos para conciliar a atuação da empresa com práticas que respeitem os direitos humanos e a dignidade das pessoas. A Master está dando importantes passos como observar todas as normas e leis de segurança sociais e trabalhistas na própria associação e na cadeia produtiva.

Seguimos diretrizes apontadas em importantes manuais e cartilhas produzidas dentro desse importante pilar:

Governance

GOVERNANÇA

A importância da governança na gestão da Associação Master

A governança representa uma oportunidade concreta de evolução na gestão — e, na Associação Master, isso não é diferente. Em um modelo associativo, onde a estrutura não segue a lógica tradicional de uma empresa, todos os caminhos precisam convergir para uma visão compartilhada, construída de forma coletiva e participativa.

Essa jornada, que deve ser contínua e consistente, é sustentada por valores essenciais como a transparência, a confiança e o comprometimento mútuo. São esses pilares que garantem a legitimidade das decisões e fortalecem o senso de pertencimento entre os associados.

Mais do que um conjunto de normas e processos, a governança é a chave-mestra para o sucesso, o reconhecimento institucional e a longevidade da entidade. Ela revela uma cultura baseada em boas práticas de gestão, que fazem a diferença no dia a dia e geram resultados sustentáveis.

Na Master, todos nós dedicamos tempo e esforço à construção de uma organização sólida, ética e eficiente. Por isso, estamos permanentemente atentos às condutas, às decisões e às relações que envolvem as instituições com as quais interagimos e que fazem parte dos nossos objetivos estratégicos.